O que é Paella
A paella é um prato à base de arroz e frutos do mar, típico da gastronomia espanhola e que tem as suas raízes na comunidade de Valência. Em Portugal, onde o prato é bastante popular, é conhecido também como Arroz à Valenciana.
Surgiu na Espanha, nos séculos XV ou XVI, em Albufera, região de grandes arrozais e de grande produção de verduras. Originalmente um prato popular, foi criada pelos camponeses que partiam para o campo com a paellera, arroz, azeite e sal e agregavam ingredientes da caça, legumes e as sobras que possuíam. O tomate só foi acrescentado posteriormente, trazido da América por Cristóvão Colombo e o frango, que era muito caro para os padrões da época, nunca foi uma unanimidade.
Recipiente usado para a Paella
O prato é chamado paella devido à paellera, uma espécie de frigideira de ferro ou aço, onde são preparados vários pratos da culinária valenciana, como o arroz negro e o fideuá. A paellera é uma frigideira rasa e grande, com duas alças. O formato favorece o cozimento do arroz por igual.
O nome Paella vem do latim "Patella", espécie de bandeja usada na Roma antiga, onde eram colocadas as oferendas aos Deuses, em rituais de fecundação da terra.
Conclusões
Há diversas receitas, mas a autêntica paella valenciana é a união de vários alimentos característicos da região: arroz, frango, coelho, pato, garrofó, tabella e ferraura - variedades autóctones de feijão -, tomate, azeite e açafrão (que dá a cor amarela característica do prato). Ocasionalmente pode se adicionar alcachofras e caracois, alguns também adicionam ervilhas.
Paella de marisco
Com a difusão da paella pela costa, foram acrescentados frutos do mar: polvos, camarões, lulas, lagostins, vôngoles, mexilhões e peixe, tornando-o um prato misto (terra e mar).
Em suas diferentes variações, encontram-se ainda as "paellas marineras" (peixe e frutos do mar)e a "paella negra", com tinta de polvo.
No Brasil normalmente é feita com frutos do mar. No Sul do país também existe uma adaptação chamada de Paella Campeira, feita com ingredientes regionais, como linguiças, carnes de porco, frango, gado além de miúdos.
No Brasil normalmente é feita com frutos do mar. No Sul do país também existe uma adaptação chamada de Paella Campeira, feita com ingredientes regionais, como linguiças, carnes de porco, frango, gado além de miúdos.
A comunidade valenciana sempre associou a paella a um evento festivo. Devido a sua preparação laboriosa e a seus ingredientes serem um luxo para a maioria da população, durante muito tempo, quando havia uma festa, a paella era o prato escolhido. É tradicionalmente cozida em um fogo baixo, preferencialmente ao ar livre e normalmente preparada por homens.